segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

esquema que criei utilizando o livro A MÃE MINUTO de Spencer Johnson

Crianças que gostam de si mesmas
Gostam de se comportar bem

1. OBJETIVO-MINUTO:
Fazer com os alunos objetivos claros:
• O QUE QUER
• O QUE ESTÁ FAZENDO PARA QUE ACONTEÇA
• A DATA QUE QUER QUE ACONTEÇA
Poucas palavras, numa folha solta, reler sempre para se tornar rotina de pensamento, rever quando precisar, desenhar ou escrever as consequências boas, escrever com palavras afirmativas no presente (como se estivessem acontecendo)
Importante: existem dois tipos de objetivos, os eu quero (objetivo pessoal) e os nós queremos (a professora e os alunos).
É legal que a professora, o aluno e os pais saibam quais são os objetivos pessoais e coletivos, assim todos sabem o que é importante para cada um, SEM SURPRESAS!
Quando os alunos participam do processo de decidir elas se sentem mais responsáveis e contribuem mais para que dê certo.
Professor e Pais:
Ensinar como agir corretamente, mostrar quais são as responsabilidades, no início ensinar o modo certo de fazer demanda de tempo, mas quando a criança tem a oportunidade de aprender como se faz antes de fazer pessoalmente ela se sente mais segura para fazer sozinha, também deve-se deixar claro a ela o que se espera dela (nível de qualidade, eficiência) e neste quesito é importante ser realista, não adianta exigir mais do que a criança pode fazer naquele momento, afinal você também tem suas limitações quando está aprendendo algo não é? Seja realista para evitar que a criança sinta que fracassou é a parte mais importante desse método, afinal crianças precisam se sentir seguras, e no início de suas vidas escolares elas ainda tem vontade de fazer, não tem medo, não acham que não são capazes de acertar (tão normal nos anos posteriores de escolarização).
Ensinar o modo correto evita perda de tempo com as operações de socorro e salvamento.
• Lembrar sempre as crianças dos acordos feitos.
Importante: 20% das atividades diárias são suficientes para atingir 80% do que se deseja! Para saber quais são as atividades mais importantes (os 20%), faça uma pergunta: O que AGORA é IMPORTANTE de se REALIZAR?
• Fazer previsões: do dia, da semana, do mês, do ano (planejamento), e depois rever perguntando: Eu fiz o mais IMPORTANTE?
• UMA VEZ POR SEMANA:
1 minuto para rever os objetivos, observar o comportamento (está de acordo com meus objetivos), avaliar juntos o nosso progresso.
OBJETIVOS SÃO SONHOS COM UM PRAZO FINAL
Quando as crianças se sentem amadas se sentem seguras.
2. ELOGIOS-MINUTO:
Professor:
• Ser transparente com os alunos, deixar a criança saber quando gosta ou quando não gosta do que ela faz, e permitir que ela faça o mesmo com você.
• Pedir para que elas não esperem a perfeição, já que o professor às vezes também poderá falhar.
• Ajudar os alunos a atingirem seu potencial pleno.
• Surpreender o aluno fazendo algo correto. Prestar atenção ao aluno e aproveitar as oportunidades de elogiá-lo quando ele estiver acertando.
• Contato: um afago, um carinho, um elogio e dizer-lhe exatamente COMO você se sente (feliz, orgulhosa, satisfeita...), dar um tempo pra ele em silêncio para que ele perceba como se sente bem.
• Não fazer pelo aluno aquilo que ele deve fazer sozinho ou então ele nunca o fará. RESPONSABILIDADE é a capacidade de RESPOSTA.
• Ensinar os alunos a terem responsabilidade é algo que eles conseguem fazer, não algo que eles TEM que fazer.
• Mostrar a criança como ele se sente bem quando atinge seus objetivos, quando assume suas responsabilidades.
• Sei que levo apenas “um minuto” para elogiar um aluno, mas o sentimento de auto-estima elevada que isso ocasiona neles vai permanecer para a vida toda!
• Pedir para que os alunos façam o mesmo comigo.
• Sei que agir desta forma é bom para meus alunos e para mim e me sinto bem comigo mesma por isso.

Os alunos devem se comportar e se responsabilizar com seu aprendizado não pela professora, mas sim por ELES MESMOS.

3. REPREENSÃO-MINUTO:
Antecipadamente meus alunos já foram informados que quando eu não aceito algum comportamento conversarei com eles francamente e com educação, também já sabem que desejo que eles façam o mesmo comigo.
• Primeira parte da repreensão:
Logo que percebo um mau comportamento eu converso com o aluno (ou os alunos), sem deixar que o problema aumente.
Digo ao aluno (ou os alunos), especialmente o que é inaceitável pra mim.
Com palavras diretas, falo ao meu aluno (ou os alunos), como me sinto a respeito do que ele fez (ou fizeram).
Fico em silêncio por alguns segundos, para que eles sintam como me sinto.
• Segunda parte da repreensão:
Toco meus alunos de uma forma que eles sintam que estou do lado deles.
• Deixo claro a eles que sei que cada um deles é uma pessoa de valor e digna de ser amada.
• Digo aos meus alunos que não gostei do COMPORTAMENTO recente deles, mas que gosto deles de verdade.
• Deixo eles entenderem que a repreensão acabou, abraçando e lhes dizendo: Amo vocês (quando acabou... acabou mesmo!)

Sei que uma repreensão leva apenas “um minuto” para eu repreender meus alunos com amor, mas os benefícios podem durar a vida toda.

OBJETIVOS GERAM COMPORTAMENTOS
CONSEQUÊNCIAS REFORÇAM COMPORTAMENTOS

PROFESSORA TAMBÉM É GENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário